2 Período da Educação Infantil -Traços, sons, cores e formas ( TS ), Corpo, Gestos e Movimento (CG), Escuta, Fala, Pensamento, Imaginação ( EF ), Eu, o Outro, Nós ( EO) Temática da Aula: Apreciação e releitura de obras de arte.

Siga nossas Redes Sociais

Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

 

Etapa: 2 Período da Educação Infantil

 

Data da Atividade: 02/07/2020

Componentes Curriculares: Traços, sons, cores e formas ( TS ), Corpo, Gestos e Movimento (CG), Escuta, Fala, Pensamento, Imaginação ( EF ), Eu, o Outro, Nós ( EO)

Temática da Aula: Apreciação e releitura de obras de arte.

 

Objeto do Conhecimento: Apresentar aos alunos, “Obras de Arte”, renomeadas como: Pablo Picasso e de Romero Brito, a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens.

 

Habilidades:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea ) de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EO06) manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

 

Competência: Aguçar a criatividade das crianças, fazendo com que apreciem e aprendam a admirar a Arte brasileira e outras.

 

Recursos Didáticos: Alfabeto, números, imagens das obras de Arte, revistas, folha de sulfite ou caderno, tesoura, cola, lápis, mapa e lousa.

Desenvolvimento:

*  Recordar (rotina);

* Por meio da narrativa, dar informações biográficas, simplificadas sobre os artistas e suas produções;

* Interpretação das obras com técnicas variadas, desenvolvendo interesse e o respeito por suas atividades artísticas, assim como as de outras crianças e pelas obras trabalhadas, ampliando seu conhecimento de mundo e culturas.

_ Nortear a atividade:

  • Cabeçalho SACRAMENTO, 02 DE JULHO DE 2020.
  • Pesquisar em revistas, figuras de olhos, nariz, boca e orelhas;
  • Colar na folha ou no caderno de forma destorcida e completar o desenho, contornando o rosto e cabelo, formando assim, uma figura cubista, ou seja, ( engraçada );
  • Escrever o seu nome.

 

Carga Horária: 3h.

 

Avaliação: Será avaliado o interesse e a criatividade do aluno, diante da atividade realizada.

Professora: Cenir Garcia

 

O trabalho com releitura de Obras de Arte na Educação Infantil tem como objetivo despertar o olhar das crianças para obras de diversos pintores famosos, favorecendo o processo criativo de cada criança e possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-se produtoras de arte.

Dessa forma, buscando trazer conhecimento para nossas crianças e visando aprimorar culturalmente as aulas na educação infantil, trouxemos para a sala de aula a proposta de releitura da obra “Círculos Concêntricos” do artista russo “Wassily Kandinsky”.

Durante a leitura de imagem da tela, na qual observamos as formas e cores discutimos também as intenções do artista em produzir aquela tela e quais métodos e materiais ele utilizou.

Chegou então o momento de reproduzi-la: a pintura com os dedos gerou entusiasmo para alguns e certo desconforto para outros, que não queriam se sujar. Mas logo que começaram a pintar, todos se entregaram a experiência artística e sensorial!

 

 

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas…

…Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

free hit counter