2º ANO – PLANO DE AULA E ATIVIDADES ONLINE DE GEOGRAFIA – ZONA URBANA E RURAL, MEIO AMBIENTE

Siga nossas Redes Sociais

 

 

Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

 

Etapa:  2º Ano do Ensino Fundamental

Data da Atividade:   04-08-2020

Componente Curricular: Integrada

Temática da Aula: Zona Rural e Zona Urbana

Objeto do Conhecimento:

  • Formação cultural da população.
  • Percepção do espaço
  • Espaço rural
  • Espaço urbano.

Habilidade:

  • (EO2CI07) Identificar semelhanças e diferenças existências entre comunidade da sua cidade ou região, e descrever o papel diferentes que elas formas.

Competências:

  • Identificar atividades profissionais da zona urbana e da zona rural, reconhecendo o papel e a importância de cada uma delas.
  • Identificar as profissões que estão ligadas às atividades no campo e que demandam qualificação/formação acadêmica, reconhecendo a importância delas para o desenvolvimento das atividades no espaço rural

Recurso Didático:  Atividade xerocada, vídeo aula gravada pela professora.

Desenvolvimento:

  • Apreciação de vídeo aula da professora com a explicação da atividade.

 

Carga Horária- 3 horas.

Avaliação: Através do vídeo gravado pela criança e orientando nas suas dificuldades e quanto ao seu trabalho escolar.

 

Professor(a) :  Shayene Rosa Anselmo dos Santos

 

Atividades

 

O BAIRRO ONDE MORO

O BAIRRO ONDE MORO

É PURA ANIMAÇÃO…

CASAS, RUAS E PESSOAS

E MUITA AGITAÇÃO!

 

PADEIROS, BARBEIROS

E ATÉ UM SACOLÃO…

SUPERMERCADOS E LIXEIRAS

SEMPRE À DISPOSIÇÃO!

 

  • ENUMERE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA:

 

( A ) BAIRROS RESIDENCIAIS                                           (    ) Aqueles nos quais prevalecem as

residências; com pequenos comércio                                                                                                           para facilitar a vida das pessoas, como

padarias, açougues etc..

( B ) BAIRROS COMERCIAIS                                          (    ) Ficam mais afastados dos centros                                                                                                         das cidades. neles são encontradas as                                                                                                         indústrias de alimentos, indústrias têxteis.                                                                                                    de materiais de construção,                                                                                                                               produtos farmacêuticos, etc.

.

( C ) BAIRROS INDUSTRIAIS                                               (    ) Prevalecem as lojas, são

movimentados em razão do grande

número de lojas que possuem.

 

 

  • QUANDO O MUNICÍPIO ESTÁ SE FORMANDO, PARTE DA PAISAGEM NATURAL É MODIFICADA.

  • OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. MUITAS TRANSFORMAÇÕES OCORRERAM NESTE LUGAR.

ESCREVA DUAS TRANSFORMAÇÕES (MODIFICAÇÕES) FEITAS PELO HOMEM NESTE LUGAR.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • MARQUE COM UM X O QUE TEM NA ZONA RURAL E NA ZONA URBANA.

 

  • OBSERVE ESTA PAISAGEM RETRATADA POR ALMEIDA JUNIOR.

 

  • OBSERVE ESTA PAISAGEM RETRATADA POR ALMEIDA JUNIOR.
  1. QUE ELEMENTOS APARECEM NESTA PAISAGEM?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. TRATA-SE DE UMA PAISAGEM RURAL OU URBANA?

_________________________________________________________________

 

  • OBSERVE ESTA PAISAGEM DA PARTE DE UM BAIRRO. QUAIS ELEMENTOS VOCÊ NOTA NESTA PAISAGEM?

 

MEIO AMBIENTE

 

Plano de aula cuidados com o lixo

 

Objetivo

– Entender os problemas causados pelo excesso de consumo.

Conteúdos
– Problemas ambientais decorrentes da produção de materiais.
– Composição e destino de resíduos sólidos.

Anos
3º ao 5º.

Tempo estimado
Sete aulas.

Material necessário
Cópias da planta baixa de uma casa ou apartamento, reportagens “Um Oceano de Plástico” e “Sopão de Plástico”, vídeo Preserve Seu Planeta, globo terrestre e material para pesquisa (sites da internet, livros, revistas etc.) sobre produção de resíduos, consumo desenfreado e poluição ambiental.

Flexibilização
Para trabalhar com um aluno com deficiência auditiva (que faz leitura orofacial e não está alfabetizado), na 1ª etapa, posicione-o em um lugar de onde ele veja bem o professor e todos os colegas. Recorra à vontade aos estímulos visuais (gesticulação, apresentação de imagens etc.). E priorize sua participação em momentos de produção como a confecção dos cartazes.
Na terceira etapa, o aluno pode fazer a pesquisa requisitada junto ao AEE, selecionando imagens pertinentes ao tema para apresentá-las à turma.
Na quarta etapa, peça que o aluno com deficiência faça o registro por meio de desenho.

Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente a planta baixa de uma casa ou apartamento para a turma (você pode recorrer a panfletos distribuídos por imobiliárias). Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e solicite que analisem a imagem, listando os bens de consumo que normalmente estão presentes em cada cômodo, conforme a tabela abaixo.

 

Cômodo Materiais Destino após uso Quantidade descartada todos os dias
Total de materiais descartados todos os dias

A intenção é levar a garotada a pensar sobre a quantidade de produtos que uma família consome. Peça que os alunos imaginem que destino é dado a esses produtos e a tudo mais que costumamos jogar no lixo todos os dias. E informe que, durante uma semana, eles farão um trabalho em casa: contar a quantidade de embalagens descartadas nesse período (os dados obtidos devem ser anotados na tabela). Após o levantamento, diga para somarem os números apurados individualmente, chamando a atenção da classe para o fato de que esse total é influenciado por muitas variáveis, como o número de pessoas na casa, os hábitos de consumo e o poder aquisitivo da família, entre outras. Em seguida, solicite que os estudantes discutam dentro de suas equipes quais podem ser os problemas provocados pelo acúmulo dos materiais descartados. Quais seriam as consequências desse acúmulo para o meio ambiente? Ajude-os a organizar as respostas em cartazes e fixá-los em um lugar bem visível na sala, como forma de socializar as informações. Esses cartazes podem estar agrupados por ambiente impactado (urbano, rural, manguezal, ambiente aquático etc.). Exemplo: entre as consequências para o ambiente urbano, espera-se que as crianças citem sujeira espalhada pela rua, entupimento de bueiros e enchentes, entre outras.

2ª etapa  


Apresente a reportagem “Um Oceano de Plástico”, que trata do acúmulo de resíduos plásticos em uma área remota do Oceano Pacífico. Depois de assistir ao vídeo, questione se os resíduos sólidos que aparecem na matéria estão incluídos na lista de materiais que descartamos todos os dias. Em seguida, peça que os alunos localizem no globo terrestre a região discutida e pergunte de quem é a responsabilidade pelo acúmulo de sujeira naquele local tão distante. Registre as respostas no quadro. Agora, exiba o trecho do vídeo Preserve Seu Planeta que vai de 3min10 a 3 min 50 para que os alunos identifiquem o caminho percorrido pelo lixo no oceano. Ao final da exibição, pergunte: “Vocês acham que parte da responsabilidade por essa situação é nossa, ainda que estejamos tão longe daquele local?”.

3ª etapa


Distribua os quatro últimos parágrafos da reportagem “Sopão de Plástico” (lembre-se de informar que polímeros plásticos são o resultado de parte da decomposição de plásticos e que disruptoras endócrinas são substâncias nocivas à saúde). Terminada a leitura, certifique-se de que os alunos entenderam qual é sua parcela de responsabilidade pela degradação ambiental, mesmo estando a quilômetros e quilômetros de distância do ambiente degradado.

4ª etapa


Dê início a esta etapa explicando aos alunos que os problemas ambientais não são causados apenas pelo descarte de materiais. Eles também são provocados pela fabricação desses mesmos materiais. Em seguida, divida a turma em oito grupos e peça que quatro deles façam uma pesquisa sobre a poluição provocada pela fabricação de papel, aço, vidro e plástico (um tema para cada grupo). Às outras equipes, solicite que pesquisem causas da poluição do ar, formas de reduzir o consumo de água, explicações para a poluição da água e como evitar a destruição de habitats (de novo, um tema por equipe). Por fim, diga para compartilharem as informações apuradas e torne a exibir o vídeo Preserve Seu Planeta, agora inteiro.

Avaliação
Apresente a seguinte questão: uma sonda será lançada ao espaço e levará informações sobre a Terra. Você ficou responsável por escrever uma carta sobre os problemas causados pelo consumo exagerado de bens e suas possíveis soluções.

 

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas…

…Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

free hit counter