PROJETO SACRAMENTO/MG

Siga nossas Redes Sociais

PROJETO SACRAMENTO RESGATANDO CULTURA

 

 

Público alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Tema: Valorizando a Historia de Sacramento

Duração: Início em Abril, culminância em Agosto no Aniversário de Sacramento, porém, se necessário for, estender-se até o final do ano letivo para estudos complementares.

Disciplina: Interdisciplinar

Avaliação: Contínua e formativa.

 

  • OBJETIVOS

 

  • Conhecer e valorizar a história de nosso município de forma realista, mediante relatos e pesquisas em diferentes fontes;
  • Reconhecer o ambiente em que vive, situando-se no espaço e no tempo;
  • Identificar as principais características geográficas, econômicas e artísticas de nosso município;
  • Evidenciar pontos turísticos;
  • Reconhecer o Desemboque como fonte inesgotável de informações a respeito dos preceitos históricos de nosso município;
  • Conhecer ações e particularidades de nosso município valorizando suas riquezas;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Listar e localizar os bairros de nossa cidade (mapa da cidade);
  • Identificar e localizar no mapa as cidades que fazem limite com Sacramento;
  • Diferenciar zona urbana de zona rural;
  • Identificar as comunidades rurais do nosso município.

 

  • DESENVOLVIMENTO

 

  • Aulas práticas;
  • Aulas expositivas;
  • Atividades integradas, vivenciadas pelos alunos, estimulando a busca, o questionamento, a participação, o compartilhar;
  • Leitura silenciosa e compartilhada de diferentes formas e textos;
  • Atividades de interpretação textual;
  • Atividades escritas: Produções de textos, poesias, atividades diversas;
  • Atividades de investigações orais e escritas (pesquisas, entrevistas);
  • Trabalhos individuais e em grupos (maquetes, cartazes, etc.);
  • Atividades que incentivam as manifestações artísticas e culturais do aluno em relação ao nosso município (folclore, músicas, teatro, etc.);
  • Leitura de mapas (localização);
  • Raciocínio lógico-matemático, situações-problema, desafios, dentro das atividades de construção, artesanato, comércio, agricultura, pecuária, turismo e outros;
  • Noções de estatística;
  • Coleta e organização de informações simples, elaboração de lista de compras, tabelas e gráficos;
  • Trabalhar situações problemas e desafios matemáticos envolvendo tempo, valor, comprimento, massa, capacidade, temperatura etc.
  • Leitura e interpretação de tabelas, gráficos e legendas;
  • Leitura, interpretação de informações contidas em rótulos, panfletos, propagandas etc.
  • Atividade extraclasse;
  • Passeios culturais (praças, museu, bairros, biblioteca, arquivo Municipal, etc.);
  • Pesquisas de campo (fazendas, lavouras, espaço geográfico, etc.);
  • Visita a uma fábrica, indústria ou comércio;
  • Uso do livro didático, integrando as atividades do Planejamento com as propostas no projeto.

 

 

MATERIAL DE SUPORTE

 

Informações Históricas

 

Desemboque foi o berço de toda civilização do Triângulo Mineiro. Fundado em meados do século XVIII é hoje um local de grande valor histórico-cultural, possuindo como marcas da fé e da saga dos bandeirantes a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Desemboque era um dos mais importantes lugares daquela grande extensão de terras, situado entre os rios Grande e Paranaíba, nos limites das capitanias de Minas Gerais e Goiás.

Em 1816, Dom João VI, então no Rio de Janeiro, desanexou os julgados de Araxá e Desemboque da capitania de Goiás e os anexou a Vila de Paracatu do Príncipe. O sertão nesta época era um fervedouro. Os caiapós batidos e escaramuçados procuravam as brechas de Goiás e, nas chapadas do Triângulo Mineiro, estava estabelecida a faixa de fundação da cidade (Uberaba).

Desemboque de grande importância histórica, centro de imediações das bandeiras oferecendo aos desbravadores da região, ouro em abundância, foi perdendo o interesse, com a escassez do ouro, vindo a ser mais tarde um simples distrito de paz.

Foi de Desemboque que partiram em 1807 rumo aos sertões vários bandeirantes. Esses barafustaram pela região sertaneja e foram descobrindo rios, ribeirões, matas, campos e chapadas. A medida que se distanciavam de Desemboque, mais férteis eram as terras que pisavam e mais lindos os campos que percorriam. Entretanto, sem mantimentos e aterrorizados pelas perspectivas de ataques Caiapós, regressaram ao Desemboque.

Em 1809, o Sargento Mor Eustáquio da Silva Oliveira visita com outros, aquela região, ocupando terras, organizando sítios e fazendas de criação de gado. Dessa entrada foi que, realmente começou o povoamento da região sertaneja.

A história de Sacramento confunde-se com a de Desemboque. A 24 de agosto de 1820, o Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, companheiro de entradas do Major Eustáquio e com ele batedor de sertões, levantam à margem esquerda do Ribeirão Borá, uma Capela com o orago do Santíssimo Sacramento sobre o patrocínio da Virgem Maria. Foi este o ato 1º da criação da Freguesia de Sacramento, no distrito de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque.

O progresso de Sacramento veio com o plantio do café, com a abertura do trânsito pela ponte de Jaguara construída em 1861. O povoado de Sacramento foi o primeiro a exportar café para Goiás, Mato Grosso e Uberaba que o revendia para o exterior. Com a marcha do café para o leste paulista e as novas necessidades criadas pela colonização se deu a criação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação.

O relevo e a altitude que constituíram empecilhos para a companhia Mogiana chegar até o perímetro urbano aumentara o desafio aceito pela empreiteira Bronibery e Companhia. Os acidentes geográficos foram aplainados e sob a gerência do Engenheiro Fritz Maluff, removeram-se os obstáculos naturais, surgiram então os Bondes elétricos complementos da Mogiana.

Enfim, em 5 de abril de 1892 estabelece a constituição do Município de Sacramento. A Câmara Municipal eleita pelo povo para o exercício de sua soberania decreta e promulga esta constituição pela qual o município autônomo de Sacramento, se constitui como parte integrante do estado de Minas Gerais.

Fonte: http://www.sacramento.com.br/historia.htm

 

CÔNEGO HERMÓGENES CASSIMIRO DE ARAÚJO BRUNSWIK

 

Fundador da cidade de Sacramento, Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, – filho legítimo do Capitão Manoel Ferreira de Araújo e Souza, vulgo “Capitão Ferreira”, doador de Patrimônio de Sacramento, e de Dona Joaquina Rosa de Santana – nasceu e foi batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Mato Dentro do Serro Frio, hoje cidade do Serro, Minas, bispado de Mariana.

Teve os seguintes irmãos: Manoel Maurício de Araújo, Clemente José de Araújo, Miguel Eugênio de Araújo, Padre Antônio Alves Portela Dumiense, Felix de Araújo e Souza, Onório Amâncio de Araújo, Joaquim Silvana de Araújo e Florinda Isméria de Santana.

Recebeu a ordem de Presbítero em São Paulo no dia 20 de setembro de 1809 e foi apresentado para colação por decreto de 19 de agosto de 1819 com a pensão anual de 25 mil réis, colação esta confirmada em 15 de maio de 1820. Com a criação da Comarca Eclesiástica de “Novo Sul”, bispado de Goiás, regiões hoje denominadas Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, foi o jovem presbítero nomeado Vigário Geral, Provisor, Juiz dos Resíduos e Visitador. Todos os Prelados e Bispos de Goiás a quem pertencia a Paróquia do Desemboque, depositavam ilimitada confiança em seu caráter e saber.

Era Tenente Coronel da Guarda nacional e Comandante do Batalhão do Desemboque. Exerceu os cargos de Vereador, Curador Geral de Órfãos e de Advogado provisionado.

Eleito em diversas legislaturas Deputado às Assembléias Provincianas Mineiras, bem como deputado à Assembléia Geral e às Côrtes de Lisboa, não chegando a tomar posse devido a proclamação da Independência do Brasil.

Foi Diretor de Instrução Pública do Círculo Literário, Professor gratuito de Latim, Teologia e Moral. Muitos lhe devem a Educação, salientando que por seu esforço e iniciativa ordenaram-se padres, entre outros: Joaquim Félix Rodrigues, Domingos José de Almeida, Emídio Antônio de Carvalho e José Ribeiro.

Era cavalheiro da Ordem da Rosa, cavalheiro da ordem de Cristo e Cônego Honorário da Capela Imperial do Rio de Janeiro.

Como jurisconsulto, no Civil e no Eclesiástico, era procurado por muitos que de longe vinham, pois sempre agia dentro do Direito, da Razão, do Saber e da Justiça. Diante da verdade não transigia, rigorista extremado nos autos. Quando interpelado e obrigado a opinar, dizia “As fórmulas dos atos são as garantias das partes e não se devem omitir”. Moderado, porém quando os constituintes ou pretendentes faziam objeções às suas opiniões, impacientava-se com a repetição delas.

E muito principalmente se tais objeções eram precedidas de um MAS… ou PORÈM… dizia: “Vejo nisto que a parte é velhaca”.

Possuidor de nobre e generoso coração era de gênio afável, brincalhão e, sobretudo amigo de crianças.

Comprazia-se em ter hóspedes. Adepto intransigente das idéias conservadoras, de cujo partido foi chefe prestigioso e considerado, porém, jamais soube o que era perseguir adversários.

Concorreu eficazmente, quando Deputado Geral, para a construção da ponte de madeira, no antigo porto de Jaguara, base para construção futura de outra ponte, pelo governo de São Paulo, anterior à existente atualmente, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Foi ele que empossou a Igreja Matriz de Uberaba em suas prerrogativas de paróquia, servindo-lhe como secretário o Pe. Zeferino Batista do Carmo, inventariando os ornamentos e alfaias.

Da Bandeira organizada pelo Major Eustáquio – que partindo de Desemboque, embrenhando-se pelo Sertão da Farinha Podre e formando núcleo de povoação do Córrego do Lageado, hoje cidade de Uberaba – foi o mais proeminente de seus membros, retornando em seguida ao Desemboque.

Em 21 de agosto de 1820 precisamente no local onde se acha nossa Igreja Matriz, Cônego Hermógenes fez erigir uma capela de pau-a-pique, bastante reforçada, coberta com folhas de coqueiro de indaiá, capela esta chamada do Santíssimo Sacramento, apresentada pelo patrocínio de Maria, Distrito da Freguesia de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque. Estava assim fundada a futura cidade de Sacramento.

No seu testamento e inventário existentes no Cartório do 2º Ofício desta Comarca, figura um pedido que seu corpo seja envolto com o hábito de São Pedro e que seja paramentado com as vestes sacerdotais.

Ornamentos, cálice, patena, missal e pedra dara deixou ao serviço do altar de São João Nepomuceno, ainda existentes na parte lateral direita da Matriz de Nossa Senhora do Desterro de Desemboque.

Em 26 de setembro de 1861, às 10 horas, em sua fazenda denominada Nova Suécia, próxima ao Desemboque, aos 76 anos de idade desaparece placidamente, depois de ter-se confessado e recebido os sacramentos da religião católica apostólica romana, administrados pelo venerando padre Joaquim Félix Rodrigues Fraga, seu coadjutor, que à cabeceira do luto acompanhou a agonia, compensando com as consolações da caridade evangélica de seu ministério, a ordenação, que lhe devia, este vulto do sertão brasileiro, intrépido e culto bandeirante, o homem mais culto do antigo Sertão da Farinha Podre, verdadeiro habitante do deserto. De acordo com suas vontades testamentais, foi enterrado no adro da porta principal da Matriz de Nossa Senhora do Sertão do Desemboque.

Sua sepultura foi coberta com uma pedra-sabão extraída de sua própria freguesia com os seguintes dizeres: “Hic jacet Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, 26/09/1861. Esteve exposto até o 5º dia, sendo levado à sepultura com imenso acompanhamento, coisa jamais vista ali e nos povoados vizinhos, donde partiram caravanas e mais caravanas para assistirem o enterro. A missa de corpo presente e ofício mortuário foi celebrada pelos padres: Mariano José Vidigal, Antônio José de Azevedo, Fortunato José de Castro, Cônego Francisco de Assis Pinheiro de Ulhôa Cintra  e o Coadjutor Joaquim Félix Rodrigues Fraga.

Quando das comemorações do centenário da Paróquia do Santíssimo Sacramento, os restos mortais de Cônego Hermógenes e a laje de sua sepultura foram trasladados para o cemitério de Sacramento, pelo vigário da Paróquia, Revmo. Cônego Saul Amaral e pelo prefeito Clemente Araújo, no dia 23 de julho de 1957.

Em 31 de maio de 1982, na festa da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, o prefeito municipal Dr. José Alberto Bernardes Borges, transladou os restos mortais de Cônego Hermógenes para a Praça Municipal, ao lado da Matriz de Sacramento, marco inicial de nossa fundação.

 

Fonte: Folheto da festa oficial de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

 

Traços culturais:

 

Poucas cidades brasileiras tem o privilégio de manter em suas raízes históricas e culturais com a conservação e manutenção do seu patrimônio.

Sacramento conseguiu esta proeza. Com quase dois séculos de existência, o município convive com a modernidade e as tradições culturais, preservando as marcas de sua história que se fazem presentes no patrimônio edificado de casarões e igrejas centenárias. Em Sacramento encontramos desde uma usina hidrelétrica importada da Alemanha durante a Revolução Industrial até imagens sacras esculpidas no período Barroco.

Sacramento possui características peculiares que reforçam sua vocação turística. Está localizada no espaço ambiental da Serra da Canastra, numa zona de transição que mescla o bioma Cerrado e Mata Atlântica. O vale do Rio Grande, com seus imensos lagos artificiais e grandes extensões de mata preservada, além da fantástica Gruta dos Palhares, morada de inúmeras espécies da fauna e flora brasileira, ajudam a comprovar o inegável potencial turístico de Sacramento.

A típica culinária mineira e suas deliciosas iguarias são um atrativo a mais para os turistas que visitam a cidade. Minas são muitas e muitos são seus sabores. Sacramento é uma mistura de águas, pão de queijo e carne de porco apertada na manteiga, como se faz na roça. Quando a mente teima em lembrar-se das terras sacramentanas, o pensamento vem em forma de pães dourados feitos de queijo e ovos caipiras, que saem quentes dos fornos à lenha. A gula passa a ser um doce pecado nas cozinhas das doceiras que mexem seus tachos de cobre com olhar meigo e conversa mansa.

Os doces tomam forma e cores inimagináveis. Em Sacramento tudo tem que se dá uma provadinha: uma colherinha de doce, um pedacinho de queijo, o caldinho de galinha com cheiro verde…  Sacramento tem cheiros e sabores em todas as suas esquinas.

A cidade é ainda, uma das poucas do País pioneiras na preservação ambiental, com 100% de esgoto doméstico e industrial tratado.

Em 1999 recebeu um prêmio nacional pelo seu interesse e preservação de bens móveis e imóveis do município.

Agora, no limiar do século XXI, Sacramento convive com os desafios proporcionados pela sua própria potencialidade.

Conciliar o desenvolvimento econômico e a exploração de seu patrimônio natural com formas de medidas sustentáveis é o grande desafio.

                                                                                                                     

Limites e Localização

 

Seus limites são os municípios de Perdizes a norte; Araxá e Tapira a nordeste; São Roque de Minas e Delfinópolis a sudeste; Ibiraci ao Sul, os paulistas Perdizes e Rifaina a sudoeste; Conquista e Uberaba a oeste e Nova Ponte e Santa Juliana a noroeste.

O município de Sacramento localiza-se na região sudeste do estado de Minas Gerais na Zona do Alto Paranaíba, limitando-se a região do Triângulo Mineiro. Possui uma área total de 3071 Km². Tem como latitude 19:61:55, longitude 47:26:25 e altitude 850m.

Clima

Com clima ameno as temperaturas médias nos meses mais frios (julho) chegam a 17°C e nos meses mais quentes (janeiro e fevereiro) a 23°C.

 

Turismo

Sacramento não deve ser homenageada somente pela sua gloriosa história onde guarda lembranças como igrejas, casas de essencial importância, estação de bondes… mas, valorizada também pelas exuberantes belezas naturais que dispõe toda esta região entre elas cachoeiras, ribeirões, serras e grutas.

Entre as quais podemos destacar a Gruta dos Palhares, que é a maior gruta de arenito das Américas, está situada no município de Sacramento, na zona do Alto Paranaíba à margem esquerda da rodovia que liga a cidade de Sacramento à margem direita do Rio Grande, lugar denominado “Cipó”, a antiga Estação Ferroviária da Mogiana.

 

Parque Nacional da Serra da Canastra

 

O Parque Nacional da Serra da Canastra é situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas. O Parque abriga a nascente do Rio São Francisco, no Vale dos Cândidos. Criado através de Decreto Federal nº 70.355, em 1972, o Parque, com 71.525ha, possui esse nome devido à semelhança apresentada pelo imenso chapadão que, ao ser avistado de longe, parece ter a forma de uma canastra ou baú. Na Serra da Canastra há, ainda, ocorrência dos campos de altitude, uma variação do cerrado, com capões de mata nas grotas e vales. Este tipo de vegetação é habitat natural de espécies como cachorro-do-mato, veado-campeiro, ema, seriema, codorna, perdiz, gavião, curiango e coruja. Nas partes mais altas é possível visualizar o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, espécies raras ameaçadas de extinção.

 

Gruta dos Palhares

 

 

 

A Gruta dos Palhares é considerada a maior gruta de arenito das Américas. Ramificando-se em outros compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros que, por questão de segurança, só pode ser visita com autorização especial. A formação rochosa é de arenito Botucatu e sua descoberta deu-se na metade do século XIX. A área de visitação é rica em belezas naturais, com sua altura de 22 metros, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução.

Museu Histórico Corália Venites Maluf

 

O Museu reúne mais de 500 peças que contam a história da região e do município, prédio de estilo colonial foi inaugurado em 1983, reformado e adequado às Normas de Museologia em 2006. Fica localizado na Avenida Vigário Paixão, no centro da cidade.

 

Colégio Allan Kardec

 

1º Colégio Espírita do Brasil, fundado por Eurípedes Barsanulfo em 1905. Junto ao Colégio, hoje Centro Espírita, é possível visitar o Museu Corina Novelino, que abriga objetos de uso pessoal e escritos de Eurípedes Barsanulfo. Em uma de suas dependências há o Café com Cultura, um local agradável para um café da manhã ou da tarde com várias opções de leituras espíritas. Está localizado num dos cruzamentos da Av. Visconde do Rio Branco.

Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria

 

Marco inicial da cidade de Sacramento, a Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, passou por diversas alterações em sua estrutura física, porém está no mesmo local da primitiva capela de 1820. Reconstruída em estilo neoclássico na última grande reforma de 1920, mantém a mesma fachada.

Em 04 / 10 / 2014, a Matriz foi elevada a Basílica.

A torre direita foi construída em 1908 quando foi colocado um grande relógio alemão que ainda faz parte do cotidiano da cidade. Na Basílica é possível visitar a padroeira da cidade e imagens históricas como a de São Vicente de Paula, Senhor dos Passos, entre outros. Sob a torre direita está a capela de Nossa Senhora Aparecida e o Memorial Padre Vitor Coelho, em processo de Beatificação no Vaticano.

No lado externo da Basílica está o “Monumento da Padroeira” e o “Altar da Pátria”. Esse monumento marca a coroação oficial da Padroeira da cidade em 31 de Maio de 1981 e abriga os restos mortais do fundador da cidade, Cônego Hermógenes.

 

Usina Cajuru

 

A Usina foi inaugurada em 1913, no Ribeirão Borá e durante mais de meio século forneceu energia elétrica às cidades de Sacramento e Conquista. De 1913 à 1938 foi geradora de energia para a sustentação do Bonde Elétrico que ligava a cidade à estação férrea do Cipó, aproximadamente 15km. Foi construída por engenheiros e empreiteiros alemães da firma Bombeg & Cia., todo o material para o seu funcionamento foi importado da Alemanha. Desativada em 1964, recentemente foi recuperada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Junto a usina pode-se apreciar o Ribeirão Borá com suas inúmeras cachoeiras.

Localização: A 4km, sentido Parque Municipal da Gruta dos Palhares – Rodovia Antenor Duarte Vilela.

 

 

Agricultura e Pecuária

 

Sacramento é privilegiado pelas suas perspectivas na economia. Município com 3.071Km de área, possui terras férteis agricultáveis e com abundância de água, razões para tornar a agricultura e a pecuária as principais atividades econômicas.

Milho e Soja: Com capacidade de armazenamento superior a 2 milhões de toneladas. A produção de grãos no município supera a marca de 400 mil toneladas/ano. Com vasta extensão de terras agricultáveis, de alta produtividade, água em abundância e 100% mecanizável, a cultura de grãos pode expandir ainda mais a produção.

Cana de açúcar e batata: São grandes expoentes da nossa agricultura, somam hoje uma produção superior a 300 mil toneladas/ano.

Pecuária leiteira: O município possui uma das maiores bacias do país, com mais de 500 mil litros/dia. Hoje a pecuária é uma atividade que recebe fortes investimentos na genética e tecnologia nas pastagens, fatores estes que vão aprimorar ainda mais a capacidade de produção do município.

Madeira: Com vasta floresta renovável, a madeira é outro ícone da economia do município. São mais de 200 mil hectares de pinus e eucalipto. Produzindo mais de 600 mil metros cúbicos de madeira para diferentes finalidades, desde o carvão vegetal a móveis finos da madeira maciça.

 

Indústria

 

Laticínios Scala: Produzindo delícias, a empresa conquistou no mercado o merecido status na arte milenar de fabricar queijo, colecionando prêmios e elogios de quem mais entende do assunto. Atualmente, a empresa produz e comercializa em suas três fábricas uma variedade de produtos para todas as regiões do Brasil, processando até 350 mil litros de leite por dia. Produtos como a mussarela, requeijão, queijo minas padrão e o parmesão, frequentam as mesas de várias regiões do país.

Minas Agromercantil: Está localizada na Fazenda Chapadão do Bugre, com 9 mil hectares de floresta. Plantam eucalipto com lotes de 1 a 7 anos garantindo suprimento sustentado e contínuo de madeira em longo

 

 

 

prazo, tudo sem comprometer ou esgotar os recursos naturais futuros. Com tecnologia moderna tanto para corte como para genética devido à homogeneidade das árvores de Eucalyptus Grandis.

Sak’s: Indústria de bolsas esportivas e promocionais é uma empresa de ponta na qualidade de seus produtos. Possui na sua carteira de clientes empresas como Coca-Cola, Fiat Automóveis, Honda, Correios, Branco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fifa e Petrobrás, demonstrando o potencial que a Sak’s tem como empresa líder no mercado exigente e concorrido.

Outras indústrias ajudam a promover o crescimento de nossa cidade como: Doces Guarato, Café Crema, Café De Santi, Vela Minas, Usinas Spark, Net’s e outras.


 

 

Pluralidade Cultural

 

Homenagem ao Líder Espírita Eurípedes Barsanulfo

Data: 01 de Maio (nascimento) e 02 de Novembro (falecimento). No evento acontecem encontros, palestras e reuniões com toda a Família Espírita e presença de líderes espíritas de todo o país, visita ao túmulo e a casa de Eurípedes para orações. Os encontros acontecem principalmente no Colégio Allan Kardec e na Chácara de D. Heigorina.

 

Encontro de Folias de Reis de Sacramento

Comparecem na cidade de 50 a 70 folias da região e outras partes do Estado, trajadas a caráter e com acompanhantes das cidades. Recebem ajuda de combustível para o transporte em ônibus e alimentação em um almoço de confraternização. Durante todo o dia cada uma das folias apresenta-se no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha, com muita graça e fé, às autoridades, convidados especiais e todo o público. O encontro é finalizado com uma Missa.

 

Festa de Nossa Senhora da Abadia

Data: 15 de Agosto. O evento é realizado anualmente com a novena de Nossa Senhora da Abadia, procissões, quermesses e exposição de barracas. A festa é finalizada com uma grandiosa e festiva Missa e procissão. Todo evento é realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Abadia e no Salão de Festas anexo.

 

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento

Data: 31 de maio. Novenário com coroações, família organizadora e um festeiro por dia. Barracas são instaladas na praça vendendo alimentos e outros itens. Há desfiles, leilões e a festa sempre termina com Missa festiva e procissão acompanhada por toda a cidade. Grande número dos tradicionais anjinhos das festas religiosas de Minas Gerais vai atrás do rico andor da Virgem Santíssima. Toda a festa acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento e no entorno da praça central de Sacramento.

Aniversário de Sacramento

Data: 24 de agosto. Comemorações diversas alusivas à cidade.

 

 

 

 

Pessoas que marcaram e marcam a história de Sacramento

Sugestão de atividades – Pesquisar a biografia do executivo de Sacramento:

 

  • Cel. Benjamim Augusto Vieira;
  • José Afonso de Almeida;
  • Franklin Vieira;
  • Vicente de Paula Vieira;
  • José Onofre Muniz Ribeiro;
  • Clemente Gonçalves Araújo;
  • Antonio Augusto Vieira Lima;
  • Julio Gonçalves Borges;
  • José Ribeiro de Oliveira;
  • Claudio Afonso de Almeida;
  • José Valadares da Fonseca;
  • João Cordeiro;
  • Clemente Vieira de Araújo;
  • Guilherme Scalon;
  • José Sebastião de Almeida;
  • José Zago Filho;
  • Hugo Rodrigues da Cunha
  • José Alberto Bernardes Borges;
  • Luíz Rodrigues de Souza
  • Luiz Magnabosco;
  • Joaquim Rosa Pinheiro;
  • Nobuhiro Karashima;
  • Wesley de Santi Melo
  • Bruno Scalon Cordeiro
  • Dr: Wesley de Santi Melo-Atual prefeito

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Hino Oficial de Sacramento

 

Criação: Lei Municipal nº 29, 08/10/1971.

Letra: Professora Célia César Bianchi

Música: Caetano Pedro dos Santos

 

 

I

 

Sacramento o teu nome traduz

A perfeita e sublime união.

O teu nome é hino de amor

Vibrando no meu coração.

Unidos no mesmo ideal,

Unidos no mesmo afã,

Um passado de glórias te exalta;

Ontem, hoje e no grande amanhã.

 

 

II

É um sonho feliz de esperança

O Borá no seu leito embalando

Uma prece de luz e de amor

No murmúrio de águas cantando.

Salve, Salve, ó terra querida

Que junto aos meus braços, crescia

De humilde capela surgiste

Sob o manto da Virgem Maria

 

 

 

III

Dos palmares a gruta lendária

Recebeste da Mãe Natureza

E palmeiras, em leques abertos

Encerrando tamanha beleza.

À sombra de altas montanhas,

De planícies e da Mantiqueira;

O ouro do sol ilumina

A paisagem da terra mineira.

 

 

IV

Destemidos, ousados, bandeirantes,

Dos sertões, o perigo, enfrentando.

Bem distante deixaram o passado

O presente a teus filhos legando.

Operários trabalham cantando

Na indústria e no campo promissor

Aflorando, os minérios anunciam:

“Sacramento de paz e amor”.

 

 

Bandeira de Sacramento

 

 

A bandeira é confeccionada sobre campo branco, símbolo da paz, que é um dos lemas de Sacramento: “Paz e Amor”. As duas faixas brancas se encontram e convergem em direção à paz. Os triângulos azuis representam o manto de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, marco inicial de nossa história.

O triângulo vermelho demonstra a força do povo sacramentano e do povo mineiro, pois este triângulo vermelho também aparece na bandeira de Minas Gerais. O círculo onde se encontra a estrela simboliza a imagem viva de um Deus verdadeiro. A estrela de David em azul representa a história de Sacramento.

De humilde capela surgiste, sob o manto da Virgem Maria. A correlação está no fato de Maria Santíssima pertencer a estirpe de David.

 

 

 

Escudo Municipal

 

O escudo de Sacramento tem formato triangular em campo branco, tendo em seu alto, cinco pequenas torres, símbolo de segurança do município. Uma cruz no seu centro em vermelho, representando o marco inicial de Sacramento, que nasceu sob o símbolo da cruz. Na sua intercessão, uma faixa circular branca, com friso em cinza escuro, onde se localiza a legenda “Sacramento: Paz e Amor”, lema do Município. No centro das faixas um círculo em branco, onde se localiza a estrela de David, em azul, simbolizando a proteção de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento sobre o Município.

Música: Sacramento – Meu Amor

Letra: Déia Loiola

 

I                                                                                           II

Vem, vem andando contra o vento

Vem, vem fugir do seu tormento

Vem, vem ser feliz um só momento

Vem, vem, vem morar em Sacramento.

 

II

Nesta cidade não existe vaidade

A mocidade é tão simples como flor

Aqui a luz sempre brilha no horizonte

Nesta terra de amor.

A humildade é companheira do seu povo

Sei que de novo você breve vai voltar

Suas manhãs dão um show de romantismo.

Que beleza, que purismo

Quando o sol se retira.

 

 

 

A noite vem

E com elas as estrelas

Venha para vê-las e tocá-las com o olhar

Lá tem Jaguara, tem Gruta dos Palhares

Coisas lindas tem Palhares

Que não para de contar.

 

IV

À madrugada vem chegando tão manhosa

Tão preguiçosa ela não quer caminhar

E nas janelas há mulheres tão bonitas

O meu coração agita

Com vontade de amar.

 

Meu pensamento no espaço ate flutua

Oh! Sacramento quando penso em você

Não vejo a hora de andar e suas ruas

E rever a tua lua e cantar… sorrir… vive

 

Administrativo do MunicÍpio de Sacramento – 2017/ 2020

Executivo

·        Prefeito Municipal: Dr. Wesley de Santi Melo

 

·        Vice-Prefeito Municipal: Osmar Trevisan Júnior

 

Legislativo: Câmara Municipal de Sacramento

Vereadores:

·      Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende; – Presidente da Câmara Municipal de Sacramento;

·      Matheus Fonseca Bizinoto – Vice- presidente da Câmara Municipal de Sacramento;

·      Marcos dos Santos Pires – 1º secretário da Câmara Municipal de Sacramento;

·      Mauricio Alves Rodrigues – 2º secretário da Câmara Municipal de Sacramento;

·      Edmilson de Souza Peres

·      Henrique Spirandeli de Andrade

·      Leandro Roberto de Araújo

·      Luiz Devós

·      Luster Fernandes

 

Secretários Municipais:

·      Secretaria Municipal de Saúde: Reginaldo Afonso dos Santos

·      Secretaria Municipal da Fazenda e Administração: Cleber Silveira Borges

·      Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos: Paulo de Tarso Natal Fonseca

·      Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Sergio Alves de Araújo

·      Secretaria Municipal de Educação: Cibele Magnabosco

·      Secretaria Municipal de Assistência Social: Silvia Madalosso Dreher

·      Secretaria Municipal de Esportes: Marcio Luiz de Freitas

 

Subsecretarias                                                                                                                                                                                                  

·      Subsecretário de Governo: Carlos Antonio Rodrigues

·      Subsecretária de Educação: Valdair Candida da Silva

·      Subsecretário de Controladoria: Atílio Cesar Cervato

·      Subsecretário de Planejamento: Marcos Antonio Alves

·      Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural: Carlos Alberto Cerchi

·      Subsecretário de Saúde: Samuel Gomide Ferreira

·      Subsecretária de Assistência Social: Nallyn Gobbo Borges

·      Subsecretário de Obras e Serviços Urbanos: Sebastião Garcia Donadeli

·      Subsecretário de Desenvolvimento Rural: Leonardo Gobbo

·       Diretor de Planejamento Ambiental: Marinho Martins Severino Segundo

·      Diretor do SAAE –  Osny Zago

·      Dr. Jose do Egito de Castro e Sousa – Promotor de Justiça.

 

 

 

Judiciário

 

  • José de Souza Teodoro Pereira Junior – Juiz de Direito – 1ª vara.
  • Drª Ivana Fidélis Silveira – Juíza de Direito da 2ª vara.
  • Breno Benvenites Koatz – Defensor Público
  • José do Egito de Castro Sousa- Promotor de Justiça

 

 

Sugestões de atividades:

 

  • Trabalhar os três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário) suas Funções e quem são as pessoas que os exercem, através de pesquisa em jornais, sites e outros;
  • Entrevistar, se possível, pessoas do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, e registrar com fotos filmagens e outros.
  • Montar painéis, cartazes com fotos e nomes das pessoas que exercem os três poderes em nosso município.
  • Propor debates entre alunos fazendo questionamentos como: Em seu município, você acha que todos têm seus direitos respeitados? Por quê? Você acha que todos cumprem seus deveres? Por quê?
  • Trabalho em grupo: Cada grupo deve criar uma lei que gostaria de ver inserida na Constituição do Município. Ao final cada grupo deverá apresentar sua lei, a qual será votada, a mais relevante para garantia dos direitos da população;
  • Apresentar o livro da Constituição do Município (Lei Orgânica);

 

HISTÓRIA DE SACRAMENTO

Sugestões de atividades:

 

  • O professor conta, ou lê a história da fundação de nossa cidade; usando de criatividade, escrevendo a história em um cartaz forma de texto, o mesmo poderá ficar exposto em sala, durante o ano letivo, para apreciação dos alunos;
  • Confeccionar o Livrinho “História de Sacramento”.
  • Para Alunos 3º e 5º anos, escrever a história de Sacramento a partir da observação de desenhos. Montar painéis ou cartazes com recorte de gravuras, depoimentos, fotos antigas, e atuais;
  • Fazer uma comparação entre fotos antigas e atuais, de Sacramento descrevendo as mudanças observadas

(moradias, vestuário das pessoas, ruas, praças etc…)

  • Explorar os símbolos do município, e seus significados. Hino, Bandeira, Brasão;
  • Mapas do município e da cidade;
  • Poesias, Músicas, que falam de Sacramento;
  • Convidar algum poeta sacramentano, para conversar com os alunos, e apresentar um de seus poemas;
  • Instigar os alunos a pensar, emitir opiniões, trocar ideias sobre a nossa cidade, dando oportunidade para que cada aluno possa mostrar como Sacramento é vista por ele, e registrar seu pensamento em forma de produção de texto, poesia, frases, e desenhos.
  • Fazer apresentação da história, através de teatros (fantoches, flanelógrafos), jograis, poesias e outros.

 

ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Sugestões de atividades:

 

Comércio

  • Pesquisar tipos de comércio no município, o nome de alguns estabelecimentos comerciais;
  • Pedir, para colocar os nomes em ordem alfabética;
  • Fazer uma lista, de produtos alimentícios utilizados em casa, montar gráficos e tabelas.
  • Pesquisar preços, desses alimentos;
  • Situações problemas e desafios;

 

Indústrias e fábricas

  • Pesquisar quais são as principais indústrias de nosso município o que produzem, quais são as matérias primas utilizadas;
  • Pesquisar diferença de indústria e fábrica.
  • Conhecer uma fábrica ou uma indústria.
  • Entrevistar pessoas que trabalham em uma fábrica.
  • Matéria prima, pesquisar dados e amostra para montar cartazes, murais, maquetes.
  • Trabalhar com rótulos de produtos produzidos nas indústrias de nossa cidade: Logomarca data de fabricação e validade, informações nutricionais, matéria prima utilizada, o que é CNPJ, etc.;
  • Professor, leve para a sala rótulos de diversos produtos, produzidos em nossa cidade e também fora dela. Proporcionar um momento para que os alunos possam manusear as embalagens e classificá-las:

– Embalagens cuja capacidade é maior que um quilo, exatamente um quilo, menos de um quilo.

– Produtos que são vendidos por quilo, por litro ou outra medida padronizada ou não.

– Explorar oralmente com os alunos as cores, as imagens, a disposição e o significado das palavras.

– Se uma pessoa não souber ler ela vai conseguir comprar este produto? Por quê?

  • Pesquisar os empregos gerados nas atividades do espaço rural e urbano;
  • Quais as atividades artesanais desenvolvidas em nosso município, montar exposição com objetos levados pelos alunos.

 

Agricultura

  • Montar painéis, cartazes, relatórios com amostra dos produtos cultivados em nosso município;
  • Relacionar os principais produtos agrícolas consumidos na casa dos alunos e montar tabelas e gráficos;
  • Plantar sementinhas em copinhos na sala de aula para que o aluno possa observar o desenvolvimento da planta.
  • Pesquisar o tipo de agricultura (subsistência ou comercial) que é praticada em sua região.
  • Fazer uma pesquisa e montar tabela, gráficos com os produtos que mais se cultivam em nossa cidade.
  • Visitar uma lavoura e se possível documentar com fotos e filmagens.

 

Pecuária

  • Pesquisar e descobrir que produtos fornecem cada um dos animais criados em nosso município e registrar através de cartazes ou maquetes (se possível documentar com fotos e/ou filmagens);
  • Visitas às fazendas da região para observar o trabalho realizado com o gado leiteiro;
  • Entrevistar um pecuarista da comunidade para obter informações sobre os cuidados e fiscalização dos produtos fornecidos e a criação destes animais;
  • Se possível visitar um laticínio ou pequena indústria de queijo, mussarela em nosso município;
  • Fazer um levantamento dos tipos de animais criados em nosso município através da construção de tabelas e gráficos

 

Pontos Turísticos

  • Visita a um ponto turístico (se possível);
  • Entrevista ou palestra com um representante do turismo (Maritaca Turismo, Superintendência Municipal de Desenvolvimento Turístico e Cultural);
  • Trabalhar folhetos, panfletos, filmes, recortes de jornais, revistas com os pontos turísticos de nosso município;
  • Pesquisar os pontos turísticos e sua importância para o município.
  • Trabalhar a produção de textos através de desenhos, pinturas, cruzadões, caça palavras, marcadores de livros, etc.
  • Criar tabelas e gráficos com pontos turísticos mais visitados;
  • Elaborar panfletos e placas educativos enfocando a preservação do meio ambiente e distribuí-los pelas escolas ou nas comunidades;
  • Apresentar uma caixa com fotos de pontos turísticos do município, onde cada aluno deve falar sobre o que conhece a respeito do lugar que a ilustração mostra e o professor complementa com informações históricas (Material à disposição no DAP I);
  • Montar álbuns ou cartazes com recortes de gravuras ou fotos de lugares turísticos de nosso município, utilizando para esse fim tecidos, cartolina, madeira e outros conforme a criatividade.

 

Pluralidade cultural

  • Trabalhar com os alunos o Teatro, a Dança, a Música…
  • Pesquisar as festas do local onde moram;
  • Montar painel com recortes de gravuras, fotos e depoimentos;
  • Documentários (DVDs sobre a história do município – S.M.E.);
  • Pesquisar e levar artesanatos para a exposição na sala de aula;
  • Visitar o Museu, a Casa do Artista, Palácio das Artes;
  • Identificar as formas de artesanato;
  • Pesquisar e coletar receitas de comidas típicas da região (trabalhar receitas na sala de aula);
  • Montar com os alunos um livrinho de receitas;
  • Explorar quadros de pinturas, livros de artistas, poetas e escritores sacramentanos.

 

Hino de Sacramento

  • Ler e cantar o Hino com os alunos, abordando a importância da postura e respeito neste momento;
  • Aproveitar o texto do hino e trabalhar aspectos geográficos e históricos em nosso município;
  • Trabalhar aspectos ortográficos e gramaticais, dentro da letra;
  • Ilustrar cada parte do hino com desenhos ou pinturas. Montar cartazes e murais com os trabalhos;
  • Trabalhar o sentimento, a beleza e o respeito à Sacramento.

 

Usina Hidrelétrica Cajuru

  • Pesquisar os diferentes tipos de energia e apresentar sucintamente aos alunos (eólica, hidrelétrica, solar etc.);
  • Pesquisar como era a região antes da construção das usinas e consequências positivas e negativas de sua instalação;
  • Pesquisar como as próprias usinas trabalham a preservação da fauna e flora da região onde foram instaladas (impacto ambiental);
  • Análise do potencial hidrográfico da região, bem como as usinas hidrelétricas;
  • Rios e córregos do nosso município – registrar os nomes.
  • Relatos individuais dos alunos sobre córregos perto do local onde moram;
  • Propor aos alunos que observem e depois desenhem a paisagem do lugar onde moram;
  • Montar maquetes;
  • Rios e córregos usados na divisão de limites;
  • Principais rios e córregos do município.

Cidade e Município

  • Trabalhar com base no conhecimento de relatos dos educandos, solicitando que falem o que consideram uma cidade e um município;
  • Os meios de transportes e comunicação das zonas rural e urbana. Trabalhar recortes de gravuras e montar cartazes;
  • Trabalhar com listas de nomes, gráficos com números de alunos;
  • Visitar com os alunos, outra escola, entrevistando os professores e alunos;
  • Montar e apresentar peças teatrais, jograis e apresentações artísticas em geral.
  • Maquete da escola, poesia e produção de texto sobre “Minha Escola”.

Saúde e Qualidade de Vida

  • Proporcionar momentos de debate sobre assuntos relacionados a saúde, a qual deve ser concebida como um bem individual e coletivo;
  • Concepções prévias sobre prevenção de doenças (vacinas) e assistência médica. Elaborar cartazes e textos;
  • Saneamento básico (qualidade da água e alimentos ingeridos, destino do esgoto e lixo);
  • Para ampliar o assunto, higiene mental – a importância de ter atividades de lazer;
  • Levar os alunos até o posto de saúde, que atende a comunidade, ou pedir a um profissional da saúde para ministrar palestras sobre a importância da saúde para a qualidade de vida do local.

Meio Ambiente

  • Como e o que fazer para preservar nosso meio ambiente;
  • Desenvolver temas importantes relacionados a questões ambientais, tais como água, alimentos, florestas, transportes, energia elétrica, lixo, publicidade e outros;
  • Dividir os alunos em grupo, e solicitar que elaborem uma lista com dez ações simples que podemos fazer para preservar o ambiente;
  • Fazer um desenho e escrever uma frase para explicar cada uma das atividades, como:

– Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

– Abrir a porta da geladeira somente quando necessário;

– Descartar pilhas e baterias em locais adequados;

– Não jogar fora latas de alumínio, elas podem ser recicladas;

  • Trabalhar a coleta seletiva;
  • Apresentar a política dos três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
  • Trabalhar a socialização, a oralidade por meio de proposta do “Jornal Falado”. Elabore com a turma um roteiro para a construção da matéria, a ser apresentada, com pesquisas em diversas fontes de informação, tais como jornais, revistas, panfletos.
  • Entrevistar um auxiliar de serviços gerais da escola (Ex: como ele faz para economizar água);
  • Divididos em grupos, os educandos poderão elaborar painéis com textos, mapas, fotos, figuras, mostrando a vida nas zonas rural e urbana. É importante que situações ligadas a concentração econômica, atividades, habitação, vida cultural, dentre outras sejam abordadas.

 

ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO COM MAPAS

Antes do trabalho com mapas propriamente dito é importante trabalhar com os alunos noções espaciais de inserção do:

  • O que compõe nossa escola? Enumerar os diferentes ambientes como: cozinha, salas de aula, banheiros, biblioteca, etc.;
  • Juntando todas essas partes, temos nossa escola;
  • Juntando nossa escola e as casas e outros prédios que estão próximos, teremos o bairro ou a comunidade onde fica localizada a escola que estudamos;
  • Caso os alunos ainda se mostrem confusos use o pátio da escola para fazer desenhos representativos de tal situação;
  • Estas atividades são de grande importância para a avaliação da percepção visual que os alunos possuem e sua capacidade de abstração;
  • Leve para os alunos o mapa do município de Sacramento contendo a localização da cidade e das comunidades rurais que o compõem. Solicite aos alunos que coloram a cidade de uma cor pré-determinada e as comunidades de outra ( ver atividades no Atlas Geográfico Escolar de Sacramento).
  • Enfoque com os alunos as comunidades nas quais residem e sua localização no mapa;
  • Destacar que para se deslocarem de um lugar a outro na superfície terrestre as pessoas precisam de pontos de referência. Na cidade, as pessoas se orientam por meio de ruas, praças, igrejas, etc.;
  • Solicite aos alunos que faça um mapa do trajeto realizado todos os dias até a escola.

 

Caso os alunos ainda tenham dificuldade em compreender esse processo construa um quebra-cabeça com este mapa e auxilie os alunos em sua montagem. Em seguida peça aos alunos que colem o mapa do Município de Sacramento no mapa de Minas Gerais, obedecendo às proporções de tamanho. O próximo passo é mostrar que Minas Gerais está inserido no Brasil. Nesse sentido coloquem o mapa mineiro sobre o mapa do Brasil na localização correta.

 

 “ Sacramento, minha terra

Meu lindo berço formoso

Quanta saudade descerra

Teu passado glorioso.”

Homilton Wilson

 

PARA SABER MAIS

 

Administrando os municípios

 

Embora possam ser muito diferentes uns dos outros, a maioria dos municípios é formada por áreas urbanas e rurais e cada espaço tem uma população com determinadas necessidades.

Para interligar a população desses dois espaços, o município deve ter estradas, ruas e calçadas bem iluminadas. Para o transporte e o deslocamento de um espaço a outro do município, deve haver meios de transporte. Para as pessoas se comunicarem, são necessários meios e comunicação. Além disso, as pessoas precisam ter acesso a redes de água encanada e esgoto, hospitais, postos de saúde, escolas entre outros serviços.

O município é a menor unidade político-administrativa do país. Cada município tem uma sede de governo. A pessoa responsável pela administração do município é o prefeito, que tem como local de trabalho a Prefeitura.

Na Câmara dos Vereadores, também conhecida como Câmara Municipal, trabalham os funcionários públicos, que auxiliam o prefeito na tarefa de administrar o município. Os vereadores fiscalizam o trabalho do prefeito e, com ele, criam e modificam leis municipais. Prefeito e vereadores trabalham para que todos os órgãos municipais funcionem adequadamente e os habitantes possam usufruir de todos os serviços oferecidos ao município.

O Fórum é o local em que funciona o Poder Judiciário. A Delegacia é o local em que trabalha a maior autoridade policial do município: o delegado.

Fonte: Coleção Brasiliana Geografia – 4º Ano. Autora: Renata Soares Rodrigues.

 

Conheça as principais atribuições do prefeito

 

Você conhece quais são as principais funções do prefeito?

Entre as atribuições exclusivas do prefeito estão a limpeza pública, a manutenção de praças e ruas e a organização do trânsito.

Outras tarefas são feitas em parceria com os Governos Estadual e Federal, como a saúde, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e do Ensino Fundamental.

Para realizar suas tarefas, as prefeituras contam principalmente com o dinheiro arrecadado pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços). Mas nem sempre essa verba é suficiente, sendo necessário um aporte do Governo Federal.

Decidir onde vai ser aplicado o dinheiro arrecadado é uma tarefa do prefeito, que precisa ser aprovada pela Câmara dos Vereadores. A população deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irregularidades deve encaminhar denúncia ao Ministério Público ou à Câmara dos Vereadores.

Cabe ao prefeito:

  • desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar dos seus habitantes;
  • organizar os serviços públicos de interesse local;
  • proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
  • garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
  • pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
  • apresentar projetos de lei à Câmara Municipal;
  • intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local;
  • zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
  • instituir e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma;
  • planejar, comandar,coordenar, controlar,entre outras atividades relacionadas ao cargo.

 

 Disponível em:< http://www.tre-ap.jus.br/notícias-tre-ap/2012/outubro/conheca-as-principais-atribuicoes-do-prefeito>. Acesso em: 20 jun.2104.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas…

…Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

free hit counter